segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

200 anos de Orgulho e Preconceito


Hoje (28/01/2013) faz 200 anos que o livro Orgulho e Preconceito da Jane Austen foi publicado e nada mais justo, do que fazer um post especial em comemoração ao romance mais famoso da escritora. A kel já fez um post resenhando o livro e hoje eu vou falar um pouco sobre as adaptações do livro (=
Há muitas adaptações do livro Orgulho e Preconceito, a maioria produzia pela BBC, mas eu vou falar das três mais famosas:

Orgulho e preconceito (1940)


É um filme estadunidense de 1940, estrelando Greer Garson como Elizabeth Bennet e Laurence Olivier como Mr. Darcy.

Embora seja baseado no romance de Jane Austen, esse é o que menos tem do romance em si. A maioria das adaptações tem mudanças antes de irem para o cinema, mas eu achei essa versão bastante (pra não dizer totalmente) mudada, quero dizer, Elizabeth Bennet e Mr. Darcy estão ali, mas não se segue como no livro e retiraram partes realmente importantes como a carta que Mr. Darcy escreve à Lizzy e ainda fizeram Lady Catherine de Bourgh ser boazinha no final! Isso para não dizer dos figurinos totalmente equivocados em relação à época do livro, embora isso não teria interferido tanto se tivessem feito uma adaptação mais fiel. Algumas partes chegam a ser cômicas.

Irmãs Bennet

*Mr. Darcy

Laurence Olivier foi um ator muito talentoso, mas não sei.. De alguma forma ele não me convenceu como Mr. Darcy. Achei normal, nada muito excepcional.

É uma pena que o filme tenha sido feito dessa maneira porque acho as atrizes dessa época belíssimas e o conjunto de atores com bastante talento e acredito que seria uma ótima adaptação. Apesar disso o filme levou o Oscar de melhor direção de arte em preto e branco e foi muito bem recebido pela crítica da época.

Orgulho e preconceito (1995)


É uma série britânica em 6 episódios estrelando Jennifer Ehle como Elizabeth Bennet  e Colin Firth como Mr Darcy. A série foi uma produção da BBC, com parceria com a estadunidense A&E Network.

Acho que essa é a adaptação mais famosa do romance de Austen, durante muito tempo e até hoje Colin Firth é visto como o Mr. Darcy real por muitas pessoas. A série é, quase que, totalmente fiel ao livro (visto que é composta de 6 episódios de 55 min cada) foi aclamada pela crítica como uma das melhores adaptações já feitas. O personagem que eu mais gostei foi Mrs. Bennet ela pareceu totalmente histérica e desesperada para casar suas filhas, bem como foi descrito no livro. E é o único dos três que mostra o casamento dos personagens.

Família Bennet

Até hoje a cena com Mr. Darcy saindo molhado do lago faz sucesso e é considerado uma das cenas mais memoráveis da TV britânica.



*Mr. Darcy


Foi o papel que levou Colin Firfh ao estrelato, a cena do lago não tem o título de uma das mais memoráveis a toa, ele saindo do lago, ainda molhado e em trajes inapropriados encontrando a mulher que ama... é realmente constrangedor. Mas ele não é o Mr. Darcy que eu idealizei, o achei sério demais em algumas cenas. Ok o Mr. Darcy parece ser sério pela descrição do livro, mas até no casamento? Mr. Bingley, lizzy e Jane estavam com um pequeno sorriso no rosto, mas ele continua sério. Posso estar totalmente errada, mas acredito que Mr. Darcy estaria tão feliz que não caberia em si.

No entanto a série é ótima para aqueles que desejam ver o romance integralmente.


Orgulho e preconceito (2005)


É um filme britânico de 2005, dirigido por Joe Wright, estrelando  Keira Knightley como Elizabeth Bennet enquanto Matthew Macfadyen interpreta o seu par romântico Mr. Darcy.

Foi a primeira versão que eu vi e foi a que me fez ter vontade de ler o livro <3 é a minha versão preferida da historia, embora a adaptação tenha cortado alguns personagens como Mr. e Mrs. Hurst (que, ao meu ver, não fizeram falta alguma) e modificado algumas cenas,  é a versão mais romântica. Joe Wright modificou as cenas, mas fez isso muito bem, a cena em que Mr. Darcy se declara a Elizabeth ficou mais romântica com a chuva e a interpretação de Keira e Matthew  me passaram a sensação de mudança gradual dos sentimentos de ambos, assim como vemos no livro e, preciso dizer, a trilha sonora e a fotografia ajudam muito. E o final, awn <3 a cena da declaração ao amanhecer é uma das cenas mais românticas que eu já vi, mesmo mudando um pouco a fala de Mr. Darcy. O filme ainda tem final alternativo que só esteve presente nas apresentações americanas e canadenses, já que os ingleses não aceitaram bem cena, e mostra o casal já em Pemberley.

Família Bennet

*Mr. Darcy


Matthew Macfadyen é o meu Mr. Darcy favorito, eu consigo notar pelas expressões  a mudança gradual de sentimentos dele por Elizabeth, sua voz é linda e empresta um chame especial ao personagem.

 Esse filme não agradou alguns fãs pela mudança de algumas cenas, mas seria impossível que em 129 min fizessem a obra completa e eu acho que as mudanças feitas não alteraram em nada, pelo contrario, elas adicionaram uma aura mais romântica.

E para terminar o post 

~~pirando~~ 
Espero que tenham gostado do post especial.
Bjs, Ana.

Nenhum comentário: